Baseia-se na característica de anticorpos purificados se ligarem com especificidade aos seus alvos (antígenos). Esses anticorpos podem ser usados para demonstrar esses antígenos nos tecidos.
Algumas células têm moléculas que funcionam como “assinaturas” de sua origem, o que permite diferenciá-las. Isso pode ajudar, muitas vezes, na determinação da origem de um tumor. Além disso, em diversos tumores, como no câncer de mama, o médico patologista pode verificar a presença de receptores de hormônio nas células do tumor, sua intensidade e frequência. Essa informação é muito importante para determinar o comportamento do tumor e o melhor tratamento.
Existem muitos outros usos da imunoistoquímica, tanto para procurar por moléculas que podem ser usadas como alvo da terapia, quanto aquelas que estão associadas ao comportamento daquele tumor (prognóstico) ou ainda para diagnóstico de tipos diferentes de tumor, em diversos órgãos. Os nossos médicos patologistas foram treinados para a interpretação desses resultados em centros de excelência.
O IMAGEPAT é um dos poucos laboratórios do país a dispor de máquinas de última geração, capazes de realizar as reações imunoistoquímicas com qualidade excepcional, rapidez e reprodutibilidade. Além disso, participamos de um programa internacional para controle de qualidade das nossas reações (UKNEQAS).
COLETA
O exame de imunoistoquímica é realizado em tecido fixado e processado para histopatologia convencional (veja detalhes acima), ou em preparados citológicos. Nos dois casos, a garantia de que o material foi bem acondicionado e manuseado é essencial para que os resultados sejam mais confiáveis e precisos. No IMAGEPAT, realizamos exames de imunoistoquímica em casos originalmente estudados em nosso laboratório, ou em material cujo exame histopatológico ou citológico tenha sido realizado em outro laboratório. Neste último caso, o material deve ser trazido ao nosso endereço. A amostra não precisa ser refrigerada, ela deve ser acondicionada em recipientes com paredes rígidas para evitar possíveis danos.